O Palácio da Brejoeira localiza-se na freguesia de Pinheiros, na vila e concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
A seis quilómetros a sul de Monção, inscreve-se em uma vasta propriedade rural, dividida entre 18 hectares de vinha, oito de bosque e três de jardim. Este sumptuoso palácio constitui-se num expoente das moradias fidalgas no país.
As Termas de Monção situam-se em Monção, Portugal.
As águas das termas de Monção são hiper termais (brota a 49,5º) hipersalinas, sulfúreas, sódicas, litinadas, fluoretadas, com um pH de 7,4.
A temperatura da água das nascentes varia entre os 30º e os 49º.
As termas são especialmente recomendadas para tratamento de doenças de pele, do aparelho locomotor e ainda doenças crónicas das vias respiratórias..
Para além da cura termal tradicional são proporcionados programas específicos de bem-estar termal, relaxamento, manutenção, reeducação dietética, emagrecimento e anti-stress.
A Torre de Lapela, localiza-se junto ao rio Minho, na freguesia de Lapela, concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Em aparelho de pedra, apresenta planta quadrangular com cerca de 10 metros de lado e 35 metros de altura. As suas paredes têm três metros de espessura. Tem uma única entrada na fachada Norte a cerca de 6 metros acima do solo encimada com o brasão das armas do Reino de Portugal.
A Ponte da Barbeita ou simplesmente Ponte sobre o Rio Mouro é uma ponte medieval que situa-se na aldeia de Ponte de Mouro, e liga as freguesias de Barbeita a Ceivães, sobre o Rio Mouro, em Monção, Portugal. É considerada parte do patrimônio arquitetônico do concelho.
A ponte sobre o rio Mouro é uma das mais impressionantes estruturas de passagem medievais, elevando-se a grande altura sobre um imponente maciço rochoso. A sua importância, no contexto das pontes históricas nacionais, não se deve à dimensão - uma vez que é constituída apenas por um arco -, nem por ser um marco estilístico ou evolutivo no âmbito da construção deste tipo de estruturas. Ao invés, ela impressiona, ainda hoje, pelo seu impacto cenográfico, mas também por ser uma notável obra de engenharia, factos que, conjugados, conferem-lhe um lugar importante na história da actividade pontística medieval no Noroeste do país.
O Castelo de Monção, no Minho, localiza-se na freguesia, vila e concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Erguido na margem esquerda, a jusante de Melgaço, tinha como função primitiva defender neste trecho a passagem do rio Minho.